O crescimento do número de utentes e de exames realizados é a principal aposta do Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo, para a área da Gastroenterologia em 2026.
A especialidade teve início no final de janeiro de 2024, com a realização de endoscopias digestivas altas e colonoscopias a utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Desde então, a atividade tem vindo a consolidar-se, contando com uma equipa clínica chefiada pelo Dr. Hermano Gouveia, na área da Gastroenterologia, e pelo Professor Joaquim Viana, responsável pela Anestesiologia.
Ao longo de 2025 foram realizados 644 exames, maioritariamente no âmbito do SNS, incluindo também alguns subsistemas de saúde, como a ADSE. Estes números refletem a crescente procura pelos serviços prestados e a confiança depositada no Hospital Compaixão.
Para 2026, o objetivo passa por um crescimento na ordem dos 30%, sustentado pelo reforço dos dias de atividade clínica e pela eventual integração de novos profissionais na equipa, de forma a responder de forma eficaz às necessidades da população.
O Hospital Compaixão mantém como prioridade a resposta às necessidades de um maior número de doentes, apostando na humanização dos cuidados, no aumento da acessibilidade e na proximidade das pessoas aos serviços de saúde. Facilitar o acesso aos cuidados de saúde no âmbito do SNS e contribuir para a criação de postos de trabalho são pilares centrais da sua missão.
O Hospital é gerido pela Fundação ADFP, uma entidade sem fins lucrativos e de interesse público, comprometida com a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.



















