Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do Programa ÍMPARES, promovido pela Fundação Ageas e pela CUF, com o objetivo de apoiar organizações de impacto social que queiram aumentar a sua escala e preparar-se para receber investimento de impacto. As entidades podem candidatar-se em impares.pt até ao dia 27 de outubro de 2025 e o programa irá selecionar entre seis a oito organizações com experiência comprovada e potencial de crescimento. O programa tem início a 02 de dezembro com um bootcamp onde serão partilhadas ferramentas e estratégias essenciais para as organizações se prepararem para escalar.
Com uma duração de 12 meses, o ÍMPARES oferece acompanhamento personalizado nas áreas de estratégia, modelo de impacto, equipa, modelos de negócio e comunicação para o investimento. A metodologia combina sessões tailor made e peer-to-peer, mentoria especializada, encontros de networking e apoio estratégico contínuo, com o objetivo de aumentar o impacto social e a sustentabilidade das organizações participantes.
A primeira edição do programa, realizada entre 2024 e 2025, acompanhou oito organizações selecionadas de um universo de 148 pré-avaliadas. O processo de comunicação, scouting e de candidaturas envolveu centenas de entidades. Durante 12 meses, as entidades envolvidas participaram em bootcamps, reuniões quinzenais e ações de mentoria, que levaram a mudanças estruturais e resultados expressivos.
Entre os casos de sucesso da 1ª edição do programa ÍMPARES, destacamos a SEMEAR Cerâmica, que evoluiu de unidade de formação para unidade de negócio, triplicando a faturação no primeiro trimestre de 2025 graças à internacionalização da marca e à migração estratégica para Shopify, inspirada pela partilha de experiências no programa; a Upfarming, que estruturou de forma robusta a sua solução para diferentes contextos — prisões, escolas, hospitais e bairros — reforçando o seu potencial de impacto integrado; e a Dignitude, que redefiniu a sua visão de negócio social através da DIGNITUDE MAIS, ao obter pareceres vinculativos que viabilizam a faturação a entidades públicas, desbloqueando o caminho para a sustentabilidade financeira da organização.
“Sem escala não se resolvem problemas sociais e o ÍMPARES pretende, precisamente, acelerar o crescimento de projetos de inovação social, chegando assim a mais beneficiários e criando mais e mais duradouro impacto. O sucesso da 1ª edição faz-nos acreditar que o modelo de aprendizagem em que empreendedores sociais experientes apoiam outros empreendedores a escalar um projeto em Portugal é eficaz, entusiasmante e contribui para a criação de uma comunidade coesa e propensa à partilha de boas práticas.”, afirma João Machado, Presidente da Fundação Ageas.
“O programa ÍMPARES está perfeitamente alinhado com a missão da CUF de servir pessoas e comunidades, indo para além dos cuidados de saúde. Acreditamos que, ao apoiar projetos de inovação social, estamos a investir em soluções com o potencial de transformar vidas e comunidades, contribuindo, assim, para um desenvolvimento mais sustentável da nossa sociedade. Neste sentido, a CUF tem orgulho no lançamento desta 2.ª edição do Programa ÍMPARES, na expectativa de continuar a apoiar projetos que se destaquem pela sua visão, impacto e capacidade de resposta a desafios sociais urgentes.”, sublinha Mariana Ribeiro Ferreira, Diretora de Cidadania Empresarial da CUF.
De acordo com a Agenda para o Impacto 2030, Portugal deverá mobilizar 200 milhões de euros para inovação social até 2030, sendo prioritário o reforço da capacitação dos promotores de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. O Programa ÍMPARES responde diretamente a esta necessidade, fortalecendo o ecossistema de impacto no país.



















