Foi oficializado o lançamento da MovSaúde, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da saúde e prevenção da doença oncológica, com foco no cancro digestivo. Este é um projeto conjunto das principais seguradoras de saúde – Grupo Ageas Portugal, Multicare, Generali Tranquilidade e Aegon Santander Portugal Não Vida – que terão o papel de Associados Fundadores.
Para endereçar os problemas sociais críticos da Sociedade portuguesa no que concerne à prevenção em saúde é essencial mudar o sistema e começar a olhar para a cooperação entre empresas de uma forma mais profunda e revolucionária. Ao unirem forças contra este tema crítico que assola a saúde pública, os Associados Fundadores dão movimento à mudança e querem liderar pelo exemplo, garantindo assim maior escala e impacto na forma como endereçam o tema da prevenção em saúde.
A MovSaúde ambiciona ser uma referência nacional na promoção da saúde e prevenção do cancro, nomeadamente cancro colorretal, o 1º em número de novos casos e 2º em número de mortes em Portugal, e incentivar a investigação. A prioridade nesta fase de arranque é o rastreio do cancro colorretal, para assim procurar reduzir o número de diagnósticos em estádios mais avançados e focando no diagnóstico precoce.
Patrícia Ramalho, porta-voz da MovSaúde, sublinha “A MovSaúde espelha o sentido de responsabilidade de várias entidades em acrescentar valor ao sistema de saúde em Portugal, apostando na prevenção e no diagnóstico precoce, promovendo a qualidade de vida. Acreditamos que estamos a criar um modelo diferenciador e de coesão que permitirá ainda influenciar a responsabilidade individual de cada cidadão para com a sua saúde, com benefício para o sistema no seu todo.”
Para além dos Associados Fundadores, os Estatutos da MovSaúde preveem ainda mais duas categorias de Associados, promovendo a participação ativa multissetorial, assim como Parceiros Institucionais públicos e privados e Parceiros de Impacto Social.
O rastreio do cancro colorretal, através de campanhas nacionais e diversas iniciativas locais, seguirá a metodologia preconizada atualmente pelo SNS e destina-se a utentes em geral, não sendo necessário ter seguro de saúde.
Consubstanciando o empenho na promoção da literacia dirigida a diversas faixas etárias e prevenção de norte a sul de Portugal, a MovSaúde pretende arrancar com cobertura em 85% dos concelhos do país já na fase inicial, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores.
Até ao final do primeiro semestre, a MovSaúde estará focada na captação de novos Associados e Parceiros, na expansão da rede e na realização de protocolos e parcerias.