O projeto “Let’s Talk About Children” (LTC) promove o Simpósio “Vamos falar sobre crianças – da evidência à ação”, que terá lugar no próximo dia 23 de janeiro, no Auditório do Hospital Pediátrico da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra.
O encontro contará com a participação de diversas entidades envolvidas na intervenção do projeto e abordará temas como a implementação da metodologia LTC em Portugal, os desafios e oportunidades na construção de serviços de saúde centrados na família, bem como o desenvolvimento favorável e a saúde mental ao longo da vida, a partir dos dados da investigação e da experiência do projeto LTC, numa perspetiva de passagem da evidência científica à ação.
A estratégia europeia para a Saúde Mental estará igualmente em destaque, com a intervenção da eurodeputada Marta Temido.
Desde a sua implementação em Portugal, em outubro de 2023, o projeto LTC realizou 16 grupos de formação na metodologia “Let’s Talk About Children”, tendo permitido, até ao momento, a certificação de 82 profissionais de diferentes áreas, nomeadamente psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Está previsto que, até ao final do projeto, sejam certificados mais de uma centena de profissionais. Oito profissionais obtiveram igualmente a certificação de formadores na metodologia LTC.
Para Joaquim Cerejeira, coordenador do projeto LTC em Portugal e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC),
“depois de dois anos de trabalho, este simpósio é o momento ideal para partilhar os resultados do projeto e refletir sobre a forma como a metodologia ‘Let’s Talk About Children’ está a contribuir para a promoção da saúde mental das crianças em contextos vulneráveis e para a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental”.
No âmbito das atividades desenvolvidas, o projeto promoveu ainda duas mesas-redondas, dedicadas aos temas “Saúde mental na comunidade escolar” e “Crianças e violência familiar”.
Coordenado pela Universidade de Turku (Finlândia), o projeto LTC é financiado pela Comissão Europeia, com um investimento de cerca de 3 milhões de euros, no âmbito do programa EU4Health. O seu principal objetivo é a promoção da saúde mental de crianças provenientes de contextos familiares vulneráveis, através da formação de profissionais das áreas da educação e da saúde na metodologia “Let’s Talk About Children”, uma intervenção psicossocial criada na Finlândia pela psiquiatra Tytti Solantaus.



















