No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, 4 de fevereiro, a Lenitudes – Medical Center & Research, situada no Europarque, em Santa Maria da Feira, comemora a data com um Open Day à comunidade.
Neste dia especial para a comunidade oncológica, assim como para esta Unidade de Saúde ─ planeada e construída com o objetivo de ser uma referência nacional e internacional no diagnóstico e tratamento do doente oncológico ─, coincidindo com o seu primeiro aniversário, abre as portas e inicia a sua atividade clínica.
A abertura é feita nesta data simbólica, um ano após a inauguração e depois de concluído, com sucesso, todo o extenso e exigente processo de Licenciamento especifico para as diferentes áreas funcionais.
“A Lenitudes – Medical Center & Research, é uma Unidade de Saúde com caraterísticas diferenciadoras, que nos permitem ambicionar ser, num curto espaço de tempo, uma referência no setor da saúde.
Especificamente na área oncológica, a Região Norte conta, a partir de hoje, com um Centro Médico de excelência, que beneficia de recursos humanos altamente qualificados e de condições tecnológicas e logísticas ímpares, concebido para ser um espaço de VIDA”, explica Hélder Conceição Silva, Administrador da Lenitudes.
“Centramo-nos no tratamento das pessoas e não das doenças. O serviço prestado, quer pelo empenho da equipa e corpo clínico, quer pela utilização da tecnologia mais avançada no campo oncológico, permite-nos oferecer aos doentes um serviço de excelência e rigor”, refere Francisco Pimentel, Diretor Clínico da Lenitudes – Medical Center & Research.
Para o seu regular funcionamento, a unidade de saúde cumpriu, durante 2015, um processo de licenciamento ímpar em Portugal, devido, sobretudo, à inovação e complexidade tecnológica que o caracterizam nas áreas de Radioterapia e Medicina Molecular.
Segundo Francisco Pimentel, “este processo de licenciamento escrutinado por parte de diversas entidades nacionais, culminando com o da Entidade Reguladora da Saúde, é muito importante, uma vez que nos certifica e garante a indispensável segurança de meios e processos, matéria crítica na nossa área de atuação, pois falamos de vidas”, acrescenta o Diretor Clínico.
Relevantes parcerias, nacionais e internacionais, com Instituições de referência, darão a este projeto um suporte adicional para a sua diferenciação. São disso exemplo, entre outras não menos importantes, as parcerias que farão do seu Serviço de Radioterapia o Centro Ibérico dos utilizadores da tecnologia ELEKTA e da sua formação no Mundo Lusófono, e a que está regulada no protocolo celebrado com a Universidade de Aveiro.
Neste âmbito, e no presente ano letivo, realizaram-se já aulas teóricas e práticas, bem como visitas de estudo, para cerca de 150 alunos desta Instituição de Ensino Superior, incluindo, as dadas para alunos com estágios no âmbito dos Mestrados de Medicina Farmacêutica e Tecnologias de Imagem Médica (diagnóstico).
O Grupo Lenitudes, ao qual pertence este Centro Médico & Investigação, tem já um sólido percurso na área de oncologia em Portugal, tendo, recentemente, adquirido duas unidades de Medicina Molecular e Nuclear, situadas no Porto e em Braga, que se juntam à Lenicare – Unidade de Radioterapia a funcionar no Alentejo.



















