No dia 17 de Maio celebra-se o Dia do Iogurte. Para comemorar esta data, o programa 1 Iogurte Por dia incentiva todos os cidadãos a juntarem-se ao Movimento “Eu como 1 Iogurte Por Dia” através das suas plataformas digitais.
Comer 1 Iogurte por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! Este programa, que há 3 anos incentiva os portugueses à prática de uma alimentação saudável, em conjunto com a prática de atividade física, tem feito várias iniciativas no sentido de transmitir todos os benefícios para a saúde que este fantástico alimento nos oferece.
O Iogurte é um alimento com um alto valor nutricional composto por proteínas, cálcio, vitaminas do complexo B (B2, B6, B12), potássio, fósforo, ácido fólico e magnésio. Além disso, tem probióticos que ajudam a melhorar a saúde das bactérias presentes no nosso organismo promovendo a absorção de todos os nutrientes essenciais, logo uma melhor digestão e uma melhor sensação de bem-estar. Por outro lado, melhora e fortalece o sistema imunitário contribuindo para um melhor estado de saúde quando incluído diariamente na alimentação.
O Iogurte é um alimento fácil de ingerir sendo uma excelente escolha para os lanches feitos em casa, no trabalho ou para um piquenique.
Por ser um alimento fermentado poderá apresentar menor quantidade de lactose sendo também uma ótima escolha até mesmo para aqueles que tem intolerância à lactose.
O consumo diário de determinados produtos, como o Iogurte, pode também reduzir significativamente o risco de Diabetes do tipo 2. Um tipo de diabetes associado ao consumo excessivo de açúcar e a sua acumulação no sangue que está relacionada com fatores como a obesidade e sedentarismo. Nos adultos ajuda também a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a pressão arterial.
A prática de uma alimentação cuidada com base em escolhas saudáveis, como a ingestão de pelo menos 3 porções de fruta por dia, o consumo de produtos hortícolas nas principais refeições e lanches, como o Iogurte, podem levar-nos a ter um nível e qualidade de vida melhor.
Os especialistas recomendam que se façam refeições aproximadamente de 3 em 3 horas, de forma a manter o organismo nutrido e equilibrado. Mas o consumo de fruta e de iogurte ainda estão na base dos 50%. Por isso estes valores devem ser alvo de mudanças significativas ao longo do tempo.
A obesidade é o quinto principal fator de risco para a mortalidade a nível mundial. Um maior consumo de Iogurte ajuda a reduzir o excesso de peso ou obesidade.
Devido às proteínas que o compõem promove a sensação de saciedade ajudando no controlo do apetite e redução da fome. Essa mesma sensação tem influência na quantidade de pausas para refeições feitas ao longo do dia, ou seja, ajuda a comer menos e a não ganhar peso. Esta redução parece intensificar-se quando se concilia o consumo de iogurte ao de fruta, pelo que o iogurte pode desempenhar um papel importante nos padrões de alimentação saudável.