Nos dias 17 e 18 de Outubro, o Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) promove as jornadas do Coração no Centro.
Sob o tema a Doença Cardíaca Isquémica, especialistas nacionais e internacionais vão debater os avanços mais recentes na abordagem desta doença, que continua a ocupar um lugar de topo na morbilidade e mortalidade em Portugal.
Dirigida a médicos de Cardiologia/Cardiologia de Intervenção a Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, esta reunião tem lugar no Auditório do CHUC, numa altura em que o Serviço de Cardiologia desta instituição comemora 40 anos de existência.
Segundo Mariano Pego, presidente da Comissão Organizadora do Coração no Centro, “através desta reunião científica procuramos contribuir para um conhecimento mais profundo e alargado das doenças cardíacas, especificamente da doença cardíaca isquémica, uma patologia muito prevalente entre os portugueses e uma das principais causas de admissão hospitalar”.
A doença cardíaca isquémica caracteriza-se por uma diminuição do fornecimento de oxigénio e nutrientes para o músculo cardíaco e manifesta-se através de dores no peito ou outros sintomas em repouso ou angina de peito súbita. É a primeira causa de morte em grande parte dos países ocidentais, sobretudo devido aos estilos de vida pouco saudáveis da população.
Outros temas em destaque na edição deste ano da reunião Coração no Centro são “Do risco CV à Doença Coronária”, “Doença Coronária: Compreender para prevenir e tratar”, “O laboratório de hemodinâmica” ou “Cirurgia de revascularização miocárdica – Estado de arte em 2014”.
O Coração no centro vai ainda contar com um dia de inscrição gratuita a 16 de Outubro com cursos pré-congresso, destinados a todos os internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar, Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica.