O Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), emitiu uma opinião positiva ao HUMIRA (adalimumab) para o tratamento da Hidradenite Supurativa (acne inversa), ativa, moderada a grave, em doentes adultos com uma resposta inadequada à terapêutica sistémica convencional para a Hidradenite Supurativa.
A Hidradenite Supurativa (HS) é uma doença inflamatória, crónica e dolorosa da pele que afeta aproximadamente 1 por cento da população adulta em todo o mundo.Caso a autorização de comercialização seja concedida pela Comissão Europeia, o HUMIRA tornar-se-á o primeiro e único medicamento aprovado para o tratamento de HS.
“A opinião positiva do CHMP é um marco muito importante na vida dos doentes com HS na Europa porque representa um enorme avanço para a comercialização do primeiro e único medicamento aprovado para esta doença devastadora”, afirma Michael Severino,MD, vice-presidente executivo do departamento de investigação e desenvolvimento da AbbVie. “Caso seja aprovado, HUMIRA pode oferecer uma nova esperança para os doentes com HS moderada a grave e isso demonstra o compromisso contínuo da AbbVie com a inovação ao criar novas soluções para doenças de difícil tratamento.”
O Pedido de Autorização de Introdução no Mercado está a decorrer de acordo com o processo de aprovação centralizado. Caso seja aprovado, a autorização será válida em todos os 28 Estados-Membros da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein e Noruega.
Desde que recebeu a sua primeira aprovação há 12 anos, HUMIRA já foi aprovado em mais de 87 países. Atualmente Humira está a ser utilizado para o tratamento de mais de 850.000 doentes em todo o mundo, nas 12 indicações terapêuticas aprovadas.