O antigo ministro, Paulo Mendo, é o eleito para a primeira Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde atribuída pela Ordem dos Médicos (OM), num evento que terá lugar no próximo sábado, no Porto, na sede regional da instituição.
Este prémio, criado em 2014, é uma iniciativa da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde, organismo interno da Ordem dos Médicos responsável pela área formativa e reconhecimento profissional nos domínios da Gestão em Saúde. A atribuição visa assinalar o contributo de um médico que se tenha distinguido ao longo do seu percurso profissional em matérias como a gestão de serviços, a liderança de equipas ou a administração hospitalar.
Aos 82 anos, Paulo Mendo é um dos mais respeitados intervenientes na Saúde em Portugal. Foi Ministro do XII Governo Constitucional, entre 1993 e 1995, e Secretário de Estado em duas legislaturas. Na Medicina foi um reputado neurologista, formado na equipa do Professor Corino de Andrade e, em 1964, fundou e passou a dirigir o primeiro serviço português de Neurorradiologia no Hospital de Santo António, no Porto. Entre 1986 e 1993, foi director daquela unidade hospitalar. Presidiu ainda ao Conselho Directivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar entre 1984 e 1988.
Além da atribuição do prémio, a iniciativa conta com a participação especial de Nigel Crisp, membro da Câmara dos Lordes e diretor Executivo do National Health Service do Reino Unido entre 2000 e 2006. O também consultor da Fundação Gulbenkian na “Plataforma para um Sistema de Saúde Sustentável” irá protagonizar uma conferência intitulada “Health system in transition: challenges and opportunities”. O evento contará ainda com a participação do ministro da Saúde, Paulo Macedo, que irá encerrar a sessão.