A CUF, em parceria com a Fundação Manuel Violante, acaba de distinguir a ReFood Viseu com o Prémio CUF Inspira no âmbito da 5.ª edição do CUF MILES. Este programa de capacitação em gestão para organizações sociais visa disseminar a formação junto destas entidades em áreas cruciais, como gestão financeira, recursos humanos, comunicação, qualidade e angariação de fundos.
A ReFood Viseu, que alcançou o 3.º lugar, fornece apoio a mais de três centenas de pessoas e aspira a um mundo novo, onde todos têm a comida de que necessitam e os cidadãos participam ativamente na gestão dos preciosos recursos facultados pela comunidade.
“Participámos no MILES porque acreditamos que, para cumprir a nossa missão de forma sustentada, precisamos não só de fazer acontecer o voluntariado diariamente, mas também fortalecer as nossas capacidades de gestão e garantir que temos equipas sempre comprometidas, motivadas e proativas”, enfatizou a coordenadora do Núcleo da ReeFood Viseu, Cláudia Columbano, lembrando que o programa lhes deu “a oportunidade de reforçar capacidades de liderança e organização, refletir sobre a forma como estruturamos o nosso trabalho e como mobilizamos as pessoas, o que é essencial para garantirmos a continuidade e impacto da nossa missão de Aproveitar para Alimentar.”
“O Programa MILES é um impulsionador da transformação da economia social e esse é um dos objetivos estratégicos da CUF no âmbito da sua Política de Sustentabilidade”, sublinha a Diretora de Cidadania Empresarial da CUF, Mariana Ribeiro, reforçando que “através do apoio à capacitação das organizações do terceiro setor, concedendo-lhes ferramentas e mentoria técnica para atuarem de forma mais eficaz nas comunidades onde se inserem, estamos a contribuir ativamente para ser um agente de mudança no desenvolvimento social local”.
Para além da componente formativa, o programa inclui, ainda, mentoria técnica, tendo contado com cerca de 30 mentores voluntários da CUF que contribuem através do seu envolvimento neste projeto para que a CUF continue a impactar positivamente o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, respondendo às reais necessidades do setor social e promovendo impactos positivos e duradouros.
Em 2025, a ReFood Viseu, a par da Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel, a da Associação NÓS, do Barreiro, foram as participantes que mais se destacaram pelo seu empenho e envolvimento ao longo desta jornada formativa, durante a qual as novas competências adquiridas no programa lhes permitiu otimizar recursos, e atuar de forma mais sustentável, aumentando o seu impacto nas comunidades onde estão inseridas e desenvolvem o seu trabalho. Na sessão de encerramento da 5.ª edição do Programa, que reuniu quase uma centena de participantes, realizou-se também a cerimónia de entrega dos Prémios CUF Inspira, inseridos no Programa de Cidadania Empresarial da CUF, que distinguiu com o 3.ª Prémio a ReFood Viseu.
Para Cláudia Columbano, coordenadora do núcleo da ReeFood Viseu, este prémio é “um grande reconhecimento que reforça o valor do nosso trabalho. Para o futuro, esperamos usar este reconhecimento para consolidar as melhorias que implementámos, aumentar a nossa visibilidade local, atrair mais voluntários e parceiros que são os ingredientes essenciais para podermos continuar a gerar impacto real para os nossos beneficiários e para toda a comunidade”.
O primeiro lugar foi atribuído à Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel. Esta organização tem como missão desenvolver respostas adequadas às necessidades da comunidade local e envolvente, através da promoção da qualidade de vida, da integração social e da promoção da autonomia, contribuindo assim para uma comunidade mais inclusiva e para o bem-estar de 850 beneficiários.
A Associação NÓS, do Barreiro, que dá apoio a mais de 6.500 beneficiários, e dedica-se a promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou envolvidas em outras situações de desvantagem social, recebeu o 2.ª Prémio.
Os prémios, atribuídos através de um donativo, foram de 6.000 euros para o 1.º lugar, 4.000 euros para o 2.º e 2.500 euros para o 3.º, vão permitir apoiar a implementação de projetos de impacto ao longo do próximo ano que respondam a uma necessidade identificada durante a formação e em parceria com a CUF.
O MILES, promovido pela Fundação Manuel Violante em parceria com a CUF, é um programa de capacitação com duração de um ano, que proporciona formação às instituições sociais em áreas como gestão financeira e de recursos humanos, comunicação, angariação de fundos, qualidade e avaliação do impacto. Com estes novos conhecimentos, as instituições desenvolvem planos estratégicos adaptados às suas realidades para uma gestão mais eficiente.
Esta iniciativa integra a política de sustentabilidade da CUF, que se compromete a contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, focando-se nas reais necessidades das entidades do setor social, com o objetivo de criar impactos positivos e duradouros.



















