Foram selecionadas seis startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de entre um total de 23 que se candidataram com soluções que visam dar resposta a desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência, no âmbito da iniciativa Hospital Innovation Challenge, lançada pelo Health Cluster Portugal e que será apresentada na Innovating Health Together Conference, que decorre entre hoje e amanhã, no Porto. Esta iniciativa inédita pretende colocar os hospitais no ciclo de inovação e aproximar startups e PMEs dos desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência.
Entre as soluções selecionadas estão as de três empresas portuguesas, uma de Espanha, uma Eslovaca e uma empresa baseada na Letónia/ Ucrânia, refletindo “a boa adesão que a iniciativa recebeu tanto em Portugal como fora do país, assim como a capacidade de estas empresas responderem praticamente em tempo recorde com soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos hospitais, e cuja implementação permitirá melhorar os resultados em saúde”, refere Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal.
“Queremos que o Hospital Innovation Challenge seja uma iniciativa com continuidade, estabelecendo-se como um ponto de encontro regular entre hospitais e empresas, podendo acelerar a implementação de soluções inovadoras que permitam tornar a saúde mais preditiva, eficiente e equitativa”, acrescenta o diretor executivo.
Soluções selecionadas no âmbito do Hospital Innovation Challenge:
Solução da Idonia para responder ao desafio da ULS Coimbra
A espanhola Idonia propõe uma solução inovadora para o diagnóstico do cancro de pele. As imagens dermatológicas provenientes dos cuidados primários são encaminhadas para a Legit Health que funciona através de Inteligência Artificial, garantindo um fluxo de trabalho seguro e sem falhas. Esta plataforma permite uma análise objetiva e quantitativa para apoiar decisões clínicas e automatizar a triagem, podendo melhorar significativamente a eficiência dos cuidados prestados. A IA fornece pontuações de gravidade objetivas e suporte ao diagnóstico de mais de 300 condições dermatológicas, podendo agilizar o encaminhamento para a especialidade.
A ULS de Coimbra procurava ferramentas inovadoras, capazes de apoiar a deteção precoce do cancro de pele.
Solução da Vitruvian Shield para responder ao desafio da ULS São João
A Vitruvian Shield, baseada em Aveiro, desenvolveu uma plataforma digital de saúde em modelo SaaS para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes. Integra dispositivos wearable, análises suportadas por inteligência artificial e conformidade regulamentar, permitindo a recolha de dados em tempo real e a produção de evidência clínica robusta. Ao captar continuamente sinais vitais e aplicar algoritmos preditivos, a plataforma deteta precocemente situações de deterioração clínica, envolve os pacientes e emite alertas atempados, o que permite aumentar a segurança, apoiando os cuidados à distância e impulsionando a geração de cuidados de saúde preditivos em contexto hospitalar e descentralizado.
O desafio lançado pela ULS São João pressupunha o desenvolvimento de uma ferramenta de IA para otimização do processo de doação de órgãos, em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Solução da XOresearch para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Cardio.AI é uma solução lançada pela XOresearch, uma startup que desenvolve atividade entre a Letónia e a Ucrânia, baseia-se em inteligência artificial para promover diagnósticos remotos de doença cardíaca, de qualidade e a custos acessíveis. O diagnóstico de eletrocardiograma (ECG) é mais aprofundado e preciso, disponibilizado em pouco tempo, com um biossensor de ECG descartável de utilização única.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, tinha como base o diagnóstico da disfunção da microcirculação coronária.
Solução da Luz Eclética para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Bloom é a solução proposta pela portuguesa Luz Eclética e consiste num sistema de alerta baseado em Inteligência Artificial que, a partir de dados clínicos recolhidos rotineiramente (TACs, análises laboratoriais, histórico de peso, variáveis fisiológicas e prescrições nutricionais), seja capaz de prever a diminuição do índice de massa muscular esquelética (SMI) ou a necessidade de nutrição artificial prolongada. Esta solução permitirá a referenciação antecipada para a nutrição clínica e intervenções atempadas e personalizadas.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, prendia-se com necessidades ao nível nutricional em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Solução da OPVANCE para responder ao desafio do CHU Rennes
A solução TERAS, da Opvance, empresa baseada na Madeira, permite que os hospitais aproveitem de forma segura o valor dos seus dados clínicos e modelos de Inteligência Artificial. Construído com base em princípios de Zero-Trust, garante conformidade e auditabilidade, enquanto disponibiliza informação acionável diretamente junto do doente. Ao transformar dados complexos em painéis claros e em tempo real, a solução apoia decisões mais seguras e acelera a inovação em saúde. Concebido para funcionar em ambiente on-premise ou em cloud soberana, protege os doentes, dá mais poder aos clínicos e impulsiona a transformação nos cuidados de saúde em toda a Europa.
O CHU Rennes procurava uma solução técnica para integrar modelos de machine learning.
Solução da BeKa Software s.r.o. para responder ao desafio do University Hospital Martin
A BeKa Software apresentou a Planly, uma solução baseada em inteligência artificial para o planeamento de processos na saúde e nos serviços de âmbito social, para dar resposta ao desafio lançado pelo University Hospital Martin, na Eslováquia. Digitaliza e automatiza o planeamento, otimiza a alocação de recursos e assegura a conformidade com regras organizacionais complexas. Ao reduzir a carga administrativa e melhorar a transparência, a Planly poupa tempo a gestores, aumenta a satisfação das equipas e contribui para uma maior eficiência e melhor qualidade dos cuidados prestados.
O University Hospital Martin pretendia uma solução para desbloquear a carga administrativa e reduzir a dependência de processos manuais.
A iniciativa, organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH, tem como parceiros o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o EIT Health Innostars, e consiste na apresentação de soluções inovadoras para responder a desafios reais de âmbito clínico ou administrativo colocados por cinco hospitais europeus parceiros do TEF-Health: a Unidade Local de Saúde de São João, no Porto; a Unidade Local de Saúde de Coimbra; o Grenoble University Hospital, em França; o CHU Rennes, em França; e o Martin University Hospital, na Eslováquia.
As propostas apresentadas foram avaliadas por um júri composto por representantes dos hospitais que submeteram os desafios. Além de proporem a solução desenvolvida, as empresas terão oportunidade de interagir diretamente com os representantes dos hospitais e, assim, melhor conhecerem o ecossistema europeu de inovação em saúde. As seis soluções selecionadas serão apresentadas na Conferência internacional Innovating Health Together (IHTConference), organizada pelo Health Cluster Portugal, que decorre entre hoje e amanhã, no Super Bock Arena Congress Center, no Porto.



















