Realiza-se no dia 21 de Fevereiro, no auditório PO.RO.S em Condeixa-a-Nova, o VII Encontro Nacional de Telemedicina organizado pela Associação Portuguesa de Telemedicina (APT).
A APT retoma a prática da realização dos Encontros Nacionais de Telemedicina, após o interregno que a crise pandémica e as suas sequelas, provocou. O VII Encontro tem como mote “Telemedicina: a Transformação dos Cuidados de Saúde na Era Digital” e aborda, nas mesas temáticas, tópicos tão diversos, como “A Telemedicina no novo modelo organizacional do SNS”, “Formar para a transformação digital e inovação em Saúde” e “Ciência de dados e inteligência artificial na Saúde”, na mesa “Desafios em Saúde: tecnologias emergentes”.
Na mesa “Ética e Privacidade de dados” exibem-se os temas “Ética e consentimento informado em telessaúde” e “Cibersegurança e telessaúde”, enquanto que na mesa “Assistência clínica remota, telecuidados e telemonitorização” se tratará a casuística das aplicações da tecnologia na prestação de cuidados de saúde à distância.
Integrado no VII Encontro decorrerá a sessão de homenagem ao Dr. Eduardo Castela, cardiologista pediátrico, fundador do Serviço de Cardiologia Pediátrica da actual Unidade Local de Saúde de Coimbra, pioneiro da aplicação da telemedicina em Portugal. Com efeito a prática da telemedicina conduzida pelo Dr. Castela remonta a 1998, inicialmente em áreas do território nacional, expandindo-se posteriormente a Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. E realce-se que esta prática, iniciada no séc. XX, é a única do País que se mantém em actividade regular sem qualquer ininterrupção desde então!
O VII Encontro reúne um notável painel de palestrantes oriundos de instituições académicas, de instituições de saúde, bem como de órgãos profissionais, designadamente a Ordem dos Médicos. O Programa pode ser consultado em:
https://aptelemedicina.com/wp-content/uploads/2025/02/VII-Encontro Programa.pdf