A Janssen Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) criou o Prémio Janssen Inovação para incentivar a produção de conhecimento científico em Portugal.
Com um valor total de 60 mil euros, este prémio visa distinguir e premiar a investigação científica de excelência desenvolvida por instituições nacionais nas áreas de Doenças Metabólicas, Hemato-Oncologia, Imunologia, Infecciologia e Neurociências. O período de candidaturas decorre entre 29 de abril a 30 de junho.
O Prémio Janssen Inovação terá Jorge Sampaio como presidente da Comissão de Avaliação e será realizado de dois em dois anos.
«É com muito prazer que a Janssen conta com a chancela da Universade Católica Portuguesa para premiar a investigação nacional», afirma José Antonio Burón, diretor-geral da Janssen Portugal, acrescentando que o Prémio Janssen Inovação pretende distinguir investigação desenvolvida em áreas consideradas prioritárias pela Organização Mundial de Saúde.
Já Maria da Glória Garcia, reitora da UCP, afiança que «para a Universidade Católica Portuguesa, o Prémio Janssen é mais uma resposta ao permanente desafio de inovação e de qualidade na área de saúde».
Os trabalhos podem ser submetidos individualmente ou em grupo (equipa de investigação) através do site www.janssen.com/portugal, devendo ter sido concluídos após 31 de março de 2013 e realizados total ou maioritariamente em instituições portuguesas (unidades hospitalares, estabelecimentos de ensino superior e/ou centros de investigação).
A Comissão de Avaliação do Prémio Janssen Inovação é presidida pelo Dr. Jorge Sampaio, constituída por cinco individualidades com mérito reconhecido na investigação em saúde em Portugal e dois representantes das instituições promotoras desta iniciativa.