A Astellas conquistou, pela terceira vez consecutiva, o 1º lugar no ranking do Sector Farmacêutico e o 5º lugar no universo de empresas com menos de 100 colaboradores, reafirmando a posição que conquistou em 2014, no Great Place to Work Portugal 2015.
A Astellas foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar pelos colaboradores, alcançando a melhor posição no grupo de companhias do seu sector de actividade económico na área da Biotecnologia & Farmacêutica, que se submeteram a esta avaliação externa. Para além deste Prémio, a Astellas conquista também o primeiro lugar do Great Place to Work Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2015, devido aos projectos de responsabilidade social e sustentabilidade que promove e em que se envolve, com o apoio dos colaboradores.
Alberto Aguiar, Director-Geral da Astellas Farma, afirma “É extremamente gratificante, para a Astellas, percebermos que aquilo que nos motiva diariamente tem um resultado positivo nas nossa pessoas e que tal é também reconhecido externamente. Este prémio reflecte o empenho de todos os colaboradores no compromisso em se atingir o melhor, no âmbito dos 5 pilares da companhia: Colaboradores, Sociedade, Ambiente, Compliance, Economia. O prémio é de todos os nossos colaboradores, que todos os dias trabalham com esta motivação.”
As diversas políticas internas implementadas na companhia nos últimos anos, que permitem uma cultura de trabalho flexível e acolhedora, contribuíram para a satisfação dos colaboradores da Astellas. A flexibilidade laboral, o incentivo à natalidade, bem como a conciliação entre a vida pessoal e familiar inserida na actividade laboral, são algumas das áreas em que a Astellas tem apostado fortemente.
De acordo com a política de recursos humanos “têm vindo a ser implementadas estratégias de desenvolvimento que proporcionem um ambiente de trabalho sustentável e de bem-estar a todos os nossos colaboradores. São eles que fazem da companhia o que ela é, pelo que a sua dedicação é reconhecida e recompensada através de programas institucionais de mérito, benefícios e ofertas em momentos importantes da vida pessoal e profissional. Temos as Melhores Pessoas na Melhor Empresa!”, reforça Catarina Silva, Human Resources Manager na Astellas.
Ao nível da sustentabilidade e da responsabilidade social, a Astellas tem promovido várias acções em benefício do contexto social e do ambiente em que se encontra inserida. A empresa tem investido em vários projectos que visam mudar positivamente a vida da comunidade em que está inserida. A destacar são as acções de empregabilidade e apoio à reintegração laboral, bem como a criação do “Changing Tomorrow Day” em que os colaboradores da Astellas têm a oportunidade de participar em projectos de voluntariado organizados.
Destacam-se, ainda, ao nível ambiental, e dentro do plano de acção anualmente definido, os cuidados com o consumo de electricidade, de água, de papel e de plásticos que se traduzem na utilização de lâmpadas económicas, torneiras amigas do ambiente, redução de impressão de documentos e utilização de louça de vidro.
Actualmente, a Astellas tem cerca de 55 colaboradores. A sua sede, situada no Lagoas Park, em Porto-Salvo, é um espaço acolhedor, onde existe um conjunto de funcionalidades que estimulam um estilo de vida e alimentação saudáveis.